CONHEÇA PORTO FELIZ
A terra das monções, uma cidade que reúne toda a beleza do interior com a história das primeiras expedições fluviais dos bandeirantes. Esta é Porto Feliz!A cidade está situada no interior paulista, na Região Metropolitana de Sorocaba, com 53 mil habitantes, área de cerca de 556km² e 523 metros de altitude. O município é cortado pelo Rio Tietê e está no bioma da Mata Atlântica.Porto Feliz é vizinha de Itu, Sorocaba, Elias Fausto, Rafard, Capivari, Tietê e Boituva, e com fácil acessibilidade para as demais localidades:112 Km da Capital, 72 km de Campinas, 50 km de Monte Mor, 75 km de Jundiaí, 69 km de Piracicaba e 61 km do Aeroporto Internacional de Viracopos.
HISTÓRIA
Porto Feliz nasceu na margem esquerda do rio Tietê, em um lugar que os indígenas nativos chamavam de Araritaguaba, termo tupi que significa “lugar da pedra de arara”, através da junção dos termos arara + itá (pedra) e aba (lugar). O mais antigo registro conhecido do local é de 1693 e refere-se a uma fazenda de António Cardoso Pimentel que originou o povoado.
Tratava-se de uma comunidade simples, que cultivava o solo apenas para a sua subsistência. No entanto, quando a notícia da descoberta de ouro em Mato Grosso (1719) e Goiás (1725) espalhou-se pelos quatro cantos, a movimentação no vilarejo e o seu conseqüente progresso foram inevitáveis.
O povoado se desenvolveu em torno de um estratégico porto natural junto ao primeiro trecho navegável do rio depois de Salto. Um local que serviria de ponto de partida, ainda no século XVII, de inúmeros bandeirantes, em busca das riquezas anunciadas. No século XVIII, partiriam também as famosas monções – expedições comerciais e científicas. Um decreto de 13 de outubro de 1797 elevou o povoado à categoria de vila e mudou o nome para Porto Feliz.
ECONOMIA
A economia do município é diversa, e inclui os setores industriais, comercial, de prestação de serviço e principalmente agrícola. Há cerca de 110 indústrias instaladas no município, sendo as principais do setor metalúrgico, químico e papeleiro/têxtil. Sua localização e a presença da rodovia Marechal Rondon auxiliam na presença de diversas indústrias no município. Há um distrito industrial localizado na Rodovia Castelo Branco – km 97, e a Prefeitura Municipal está implantando também um segundo distrito industrial.
A agricultura é diversificada, com destaque para a cana-de-açúcar, uva NiágaraRosada (a cidadde é o terceiro produtor do estado de São Paulo) e culturas de laranja e hortifrutigranjeiros.Porto Feliz possui tradição na pecuária, principalmente a de gado de corte, não se esquecendo da produção de leite.Destaca-se também a criação de equinos com vários haras e um dos maiores centros de treinamento da América Latina, situado no Bairro Tabarro.Tão importante quanto a pecuária, a avicultura participa da economia do município através das granjas onde a produção de ovos é o principal produto, seguindo padrões ecologicamente corretos.
Entre as indústrias por aqui estabelecidas, destaca-se fábrica da Toyota para os motores Etios, a Sarstedt, que produz equipamentos e material de consumo para medicina e ciência e a Lanxess com sua fábrica de plásticos.
CULTURA
Porto conta com diversas manifestações culturais, sendo a principal delas a Semana das Monções, que ocorre anualmente no início de outubro. Trata-se de um evento que comemora o aniversário da cidade e visa resgatar e manter viva a história do desbravamento do Brasil pelos bandeirantes. Conta com desfile histórico e outras manifestações culturais de música, dança, teatro, entre outras. O desfile histórico envolve atores e voluntários com roupas, indumentárias, veículos e objetos típicos dos bandeirantes e encenações teatrais retratando a época das monções. Ocorre simultaneamente o concurso Miss Porto Feliz, cuja renda apoia entidades locais.
Também se comemora na cidade a Semana Municipal da Consciência Negra, queocorre de 12 a 20 de novembro. Geralmente, o evento é sediado na Casa da Cultura Dona Narcisa Stettner Pires, com programação diversificada, como a exibição de filmes, danças, palestras, oficinas, música e debates sobre temas sociais. Porto Feliz comemora também, claro, o Dia Nacional da Consciência Negra.
Já a Semana do Folclore ocorre, geralmente, durante 3 dias na terceira semana do mês de agosto. Trata não apenas do folclore local e regional, mas nacional. Tem apresentação de cururu, catira, apresentações teatrais com personagens do folclore brasileiro, mostras de cinema e apresentação de documentários.
TURISMO
Um ambiente de grande beleza natural e importância histórica é o Parque das Monções. Trata-se de uma área de preservação tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho Nacional de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). O local era, muito provavelmente, o porto de onde saiam as expedições bandeirantes. Lá, encontramos escadarias, muitas árvores, natureza nativa, monumento às bandeiras, o rio Tietê. Alguns monumentos ou pedaços deles sugerem que são da década de 20, como o mirante, por exemplo. Hoje, é o Museu Natural das Monções.No local, pode-se visitar e conhecer um batelão (embarcação indígena feita em um único tronco de árvore), e o paredão salitroso (parede de calcário e outros sais) que mostra evidências de, em alguma era geológica, ter estado submerso. Há, ainda, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e o Monumento às Monções, tudo isso dentro do parque.
O centro da cidade é destacado pela Igreja Matriz, que começou a ser construída em 1747 com taipa de pilão e piso em ladrilho hidráulico, em estilo barroco e rococó presentes. Tem belos vitrais. Os azulejos pintados por Bruno de Giusti retratam passagens históricas da cidade.
Perto da Igreja Matriz há o Largo da Penha, cenário dos grandes movimentos monçoeiros.Era no Largo da Penha que os bandeirantes reuniam-se para organizar suas partidas para as monções. Ainda hoje abriga algumas construções da época. Entre as construções está o casarão onde funcionou a Casa da Alfândega, onde as pessoas pagavam seus tributos, impostos sobre as riquezas resultantes das Monções. Hoje, o prédio que tem mais de 297 anos e construído por escravos funciona o restaurante Belini, um dos restaurantes que oferece um típico prato da cidade, a “Cearense”, criado na década de 70, e que reúne cebola, tomate, carne de boi, bacon, linguiça calabresa, louro, cheiro-verde e orégano.
EDUCAÇÃO
A cidade possui diversas escolas municipais, estaduais e particulares. Já no ensino superior, conta com a Faculdade de Tecnologia Porto das Monções (FAMO), a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e o Centro Universitário de Maringá (Unicesumar).
QUALIDADE DE VIDA
O povoado que abrigava a esperança dos bandeirantes e um porto seguro para as suas expedições agora é o lar de quem busca uma cidade interiorana cheia de alegria e paz, em amplo desenvolvimento industrial e com fácil acessibilidade para a capital. Esta é Porto Feliz!