clique para ativar o zoom
loading...
Nós não encontramos nenhum resultado
Vista Mapa das Estradas Satélite Híbrido Terreno Marcar Minha Localização Ver Mapa em Tela Cheia Anterior Próximo
Pesquisa Avançada
Resultados da sua pesquisa

CONHEÇA BRAGANÇA PAULISTA


Bragança Paulista é conhecida como “Cidade Poesia”, e com razão, passear pela cidade é conhecer os seus versos. O município está situado no interior paulista, no centro quadrilátero formado pelo Vale do Paraíba e região de Campinas, as duas regiões mais desenvolvidas do interior paulista. A cidade tem 168 mil habitantes, área de cerca de 513 km²  e 817 metros de altitude. O município é considerado uma estância climática e tem em suas matas e campos a fauna característica da Mata Atlântica com alguns trechos recortados por áreas de cerrado. Bragança Paulista é vizinha de Pedra Bela, Pinhalzinho, Vagem, Piracaia, Atibaia, Jarinú, Itatiba Morungaba e Tuiuti. Tem fácil acessibilidade para as demais localidades: 88 km da capital, 65 km de Campinas, 149 km de Sorocaba, 137 km de Piracicaba e 63 km de Jundiaí. Isso sem contar o acesso ao Aeroporto Estadual de Bragança Paulista / Arthur Siqueira, com 1.200 metros de pista asfaltada.

HISTÓRIA


Como marco da época dos Bandeirantes, foi erguida uma cruz, onde mais tarde seria implantada uma pequena capela, dando origem a um dos templos mais antigos da região, que ainda permanece: a Igreja Nossa Senhora Aparecida do Lopo.

Já no século XVII, a Região Bragantina exercia papel importante na história do Brasil, por intermédio dos Bandeirantes.

Mas foi na segunda metade do século XVIII, ano de 1763, que a família Pires Pimentel fez uma doação ao Clero de um pequeno terreno para que fosse construída uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Conceição. Segundo consta, esse feito foi uma promessa à Virgem que Dona Ignácia da Silva Pimentel fez para curar seu marido Antonio Pires Pimentel de uma grave doença. Alcançada a graça, em agradecimento, o casal doou um terreno no alto de uma colina (hoje a praça central) para venerar a santa. Na verdade, naquela ocasião, já havia no local uma população considerável. Mas este fato acaba por tornar-se o marco político da fundação da cidade. E a partir de então, o local ficou conhecido e começou a servir de passagem e descanso para tropeiros.

ECONOMIA


Comércio, escolas e faculdades compõem a maior parcela da economia local, seguidos por indústrias do setor papeleiro, alimentício e eletrônico, assim como a agricultura (cultivo de batata e café, criação de suínos, bvinos e equinos). Parte da produção local destina-se à exportação. O parque industrial é diversificado, destacando-se as seguintes empresas: Santher (papel); Arcor (alimentos); OSG (ferramentas); Hemogram (hemodiálise); Marco Polo (confecções); Tyco (componentes eletrônicos); Baptistucci (autopeças); Guarilux (material elétrico); Sakata (sementes); Suape (têxtil); Sercia-Yakult (inseminação artificial).

Existem cinco Distritos Industriais com infra-estrutura completa e acesso pavimentado, onde estão instaladas cerca de 60 empresas de diversas nacionalidades, que atuam em diferentes setores industriais.

CULTURA


Bragança Paulista conta com diversos eventos culturais. Um dos mais conhecidos é o Festival da Linguiça, que ocorre anualmente no recinto do Posto de Monta, com início dia 7 de setembro, e que reúne dezenas de produtores da famosa especiaria, recebendo perto de 30 mil pessoas e comercializando mais de 1 tonelada de linguiça dos mais variados pratos, porções e lanches, inclusive a linguiça vegetariana. O evento também conta com escondidinhos, empanados, petiscos, pizzas, pasteis, e diversos outros alimentos. A festa é gratuita, para toda a família e tem apresentações musicais que vão do rock ao sertanejo.

Já na parte musical um evento anual agita a cidade, o Festival Nacional de MPB, a fim de descobrir novos talentos, desenvolver a cultura da música popular e promover uma interação artística entre artistas locais e de todo país.

Entre outras manifestações culturais destacam-se a Festa Nordestina que destaca diversos atrativos característicos do Nordeste, e a Festa das Nações, que reúne música, dança e comida típica de vários países do mundo. Quanto ao Carnaval da cidade, é composto por diversas escolas de samba, entre as quais: Acadêmicos da Vila, Nove de Julho, Dragão Imperial, Império Jovem e Unidos do Lavapés.

TURISMO


Bragança Paulista reúne diversas atrações turísticas, como o Lago do Taboão, o Parque Luiz Gonzaga da Silva Leme (Parque das Pedras), o Lago do Tanque do Moinho, com o Clube de Regatas Bandeirantes, e o Posto Zootécnico Dr. Fenrnado Costa, onde se realizam anualmente exposições agropecuárias e industriais. Há também diversos estabelecimentos culturais como o Museu Municipal Oswaldo Russomano, Museu do Telefone; Casa da Cultura/Sociedade Sinfônica Amadores da Arte Musical/Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista; Centro de Difusão Cultural Poliarte e Espaço Cultural Luiz Gualberto.

EDUCAÇÃO


No município, existem duas instituições de ensino superior: a Universidade de São Francisco – USF, com diversos cursos de graduação, incluindo Medicina, Odontologia, Direito, Hotelaria e Turismo, e pós-graduação; e a Faculdade Municipal de Ensino Superior – Fesb, com cursos como Medicina Veterinária e Nutrição, entre outros.

Além disso, existem diversos cursos técnicos de segundo grau operados pela Fesb e a unidade local do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, que oferece ensino profissionalizante de diversas áreas.

QUALIDADE DE VIDA


Quer morar na Cidade Poesia? Venha contar com todas as maravilhas do interior paulista e ainda desfrutar de um clima agradável e diversas atrações! Esta é a cidade de Bragança Paulista, venha e deleite-se!

Comparar