CONHEÇA BRAGANÇA PAULISTA
Bragança Paulista é conhecida como “Cidade Poesia”, e com razão, passear pela cidade é conhecer os seus versos. O município está situado no interior paulista, no centro quadrilátero formado pelo Vale do Paraíba e região de Campinas, as duas regiões mais desenvolvidas do interior paulista. A cidade tem 168 mil habitantes, área de cerca de 513 km² e 817 metros de altitude. O município é considerado uma estância climática e tem em suas matas e campos a fauna característica da Mata Atlântica com alguns trechos recortados por áreas de cerrado. Bragança Paulista é vizinha de Pedra Bela, Pinhalzinho, Vagem, Piracaia, Atibaia, Jarinú, Itatiba Morungaba e Tuiuti. Tem fácil acessibilidade para as demais localidades: 88 km da capital, 65 km de Campinas, 149 km de Sorocaba, 137 km de Piracicaba e 63 km de Jundiaí. Isso sem contar o acesso ao Aeroporto Estadual de Bragança Paulista / Arthur Siqueira, com 1.200 metros de pista asfaltada.
HISTÓRIA
Como marco da época dos Bandeirantes, foi erguida uma cruz, onde mais tarde seria implantada uma pequena capela, dando origem a um dos templos mais antigos da região, que ainda permanece: a Igreja Nossa Senhora Aparecida do Lopo.
Já no século XVII, a Região Bragantina exercia papel importante na história do Brasil, por intermédio dos Bandeirantes.
Mas foi na segunda metade do século XVIII, ano de 1763, que a família Pires Pimentel fez uma doação ao Clero de um pequeno terreno para que fosse construída uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Conceição. Segundo consta, esse feito foi uma promessa à Virgem que Dona Ignácia da Silva Pimentel fez para curar seu marido Antonio Pires Pimentel de uma grave doença. Alcançada a graça, em agradecimento, o casal doou um terreno no alto de uma colina (hoje a praça central) para venerar a santa. Na verdade, naquela ocasião, já havia no local uma população considerável. Mas este fato acaba por tornar-se o marco político da fundação da cidade. E a partir de então, o local ficou conhecido e começou a servir de passagem e descanso para tropeiros.
ECONOMIA
Comércio, escolas e faculdades compõem a maior parcela da economia local, seguidos por indústrias do setor papeleiro, alimentício e eletrônico, assim como a agricultura (cultivo de batata e café, criação de suínos, bvinos e equinos). Parte da produção local destina-se à exportação. O parque industrial é diversificado, destacando-se as seguintes empresas: Santher (papel); Arcor (alimentos); OSG (ferramentas); Hemogram (hemodiálise); Marco Polo (confecções); Tyco (componentes eletrônicos); Baptistucci (autopeças); Guarilux (material elétrico); Sakata (sementes); Suape (têxtil); Sercia-Yakult (inseminação artificial).
Existem cinco Distritos Industriais com infra-estrutura completa e acesso pavimentado, onde estão instaladas cerca de 60 empresas de diversas nacionalidades, que atuam em diferentes setores industriais.
CULTURA
Bragança Paulista conta com diversos eventos culturais. Um dos mais conhecidos é o Festival da Linguiça, que ocorre anualmente no recinto do Posto de Monta, com início dia 7 de setembro, e que reúne dezenas de produtores da famosa especiaria, recebendo perto de 30 mil pessoas e comercializando mais de 1 tonelada de linguiça dos mais variados pratos, porções e lanches, inclusive a linguiça vegetariana. O evento também conta com escondidinhos, empanados, petiscos, pizzas, pasteis, e diversos outros alimentos. A festa é gratuita, para toda a família e tem apresentações musicais que vão do rock ao sertanejo.
Já na parte musical um evento anual agita a cidade, o Festival Nacional de MPB, a fim de descobrir novos talentos, desenvolver a cultura da música popular e promover uma interação artística entre artistas locais e de todo país.
Entre outras manifestações culturais destacam-se a Festa Nordestina que destaca diversos atrativos característicos do Nordeste, e a Festa das Nações, que reúne música, dança e comida típica de vários países do mundo. Quanto ao Carnaval da cidade, é composto por diversas escolas de samba, entre as quais: Acadêmicos da Vila, Nove de Julho, Dragão Imperial, Império Jovem e Unidos do Lavapés.
TURISMO
Bragança Paulista reúne diversas atrações turísticas, como o Lago do Taboão, o Parque Luiz Gonzaga da Silva Leme (Parque das Pedras), o Lago do Tanque do Moinho, com o Clube de Regatas Bandeirantes, e o Posto Zootécnico Dr. Fenrnado Costa, onde se realizam anualmente exposições agropecuárias e industriais. Há também diversos estabelecimentos culturais como o Museu Municipal Oswaldo Russomano, Museu do Telefone; Casa da Cultura/Sociedade Sinfônica Amadores da Arte Musical/Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista; Centro de Difusão Cultural Poliarte e Espaço Cultural Luiz Gualberto.
EDUCAÇÃO
No município, existem duas instituições de ensino superior: a Universidade de São Francisco – USF, com diversos cursos de graduação, incluindo Medicina, Odontologia, Direito, Hotelaria e Turismo, e pós-graduação; e a Faculdade Municipal de Ensino Superior – Fesb, com cursos como Medicina Veterinária e Nutrição, entre outros.
Além disso, existem diversos cursos técnicos de segundo grau operados pela Fesb e a unidade local do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, que oferece ensino profissionalizante de diversas áreas.
QUALIDADE DE VIDA
Quer morar na Cidade Poesia? Venha contar com todas as maravilhas do interior paulista e ainda desfrutar de um clima agradável e diversas atrações! Esta é a cidade de Bragança Paulista, venha e deleite-se!