clique para ativar o zoom
loading...
Nós não encontramos nenhum resultado
Vista Mapa das Estradas Satélite Híbrido Terreno Marcar Minha Localização Ver Mapa em Tela Cheia Anterior Próximo
Pesquisa Avançada
Resultados da sua pesquisa

CONHEÇA SALTO


Uma cidade acolhedora, com o charme do interior e uma vida cultural de virar filme de cinema -essa é a beleza de Salto. A cidade está situada no interior paulista, na Região Metropolitana de Sorocaba, com 118 mil habitantes, área de cerca de 133 km² e 555 metros de altitude. O município é cortado pelo Rio Tietê e está no bioma da Mata Atlântica. A cachoeira presente no rio que dá o nome à cidade.Salto é vizinha de Itu e Indaiatuba, e com fácil acessibilidade para as demais localidades:100 Km da Capital, 42 km de Campinas, 38 km de Sorocaba, 37 km de Monte Mor, 45 km de Jundiaí, 79 km de Piracicaba, 34 km de Elias Fausto, 38 km de Cabreúva, 33 km de Porto Feliz e 30 km do Aeroporto Internacional de Viracopos.

HISTÓRIA


A região onde se situa a cidade está entre as primeiras no processo de penetração do território pelos bandeirantes, desde a segunda metade do século XVI. Já no final do século XVII, o atual território de Salto era uma propriedade particular, o Sítio Cachoeira, adquirido pelo capitão Antônio Vieira Tavares, sobrinho do bandeirante Raposo Tavares. A primeira celebração ocorreu em 16 de junho de 1698, data que é considerada como a de fundação da cidade.

A posição geográfica privilegiada, junto à queda d’água, foi fator decisivo para os primeiros investimentos industriais e a vinda de trabalhadores europeus, sobretudo italianos. No início do século XX, a cidade, dada a concentração de indústrias, passa a merecer o apelido de Pequena Manchester Paulista, em referência ao centro industrial britânico.

ECONOMIA


A indústria hoje é a maior empregadora na cidade, com 639 estabelecimentos e é responsável por 38% do total de empregos com carteira assinada. Existem na cidade importantes empresas de vários segmentos, como o metalúrgico, o automotivo, de mineração, cerâmico, químico, têxtil, de papel, moveleiro etc. Entre essas empresas localizadas em Salto, destacam-se a Eucatex, Lojas Cem (cuja matriz é no município) e a Fedrigoni Brasil Papéis. Além dos segmentos econômicos anteriores, Salto também está desenvolvendo o potencial de sua economia turística: a cidade se transformou em Estância Turística por Lei Estadual em 1999, título concedido pelo governo do estado de São Paulo a municípios que apresentam características turísticas e determinados requisitos como: condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos.

CULTURA


As manifestações culturais em Salto são diversas. Destaque para uma das principais festas da cidade: a Festa da Padroeira, manifestação centenária, que é sempre realizada em setembro, e ocorre junto com as comemorações da padroeira da cidade. Outras manifestações culturais incluem o Carnaval de Salto com o desfile de seus famosos Bonecões da Barra, a Festa Ítalo-Saltense, com músicas e comidas italianas, assim como a Festa Nipo-Brasileira de Salto e a Festa Nordestina. Também há os eventos da Folia de Reis, que conta com a presença de mestres e foliões da cidade, assim como eventos culturais mais antigos: Mostra Estudantil de Teatro e Prêmio Moutonnée de Poesia. Manifestações culturais também nascem na criação de grupos unidos por sua identidade cultural, como a Orquestra de Violeiros de Salto ou o Coral Vozes Afro.

Salto também conta com o Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, que abriga a Sala Palma de Ouro, um grande espaço para realizações de peças de teatro e outras apresentações. A sala abriga em sua entrada o prêmio Palma de Ouro, prêmio foi conferido ao cineasta saltense Anselmo Duarte no Festival de Cannes, na França, pelo seu filme “O Pagador de Promessas”. A Concha acústica, na entrada da cidade, também é um espaço para diversas apresentações ao ar livre junto a paisagem exuberante da cachoeira do rio Tietê.

Outro ponto de relevância para o segmento cultural é a arquitetura industrial, ferroviária e de espaços de memória como o antigo prédio da Brasital (atualmente um centro universitário), a Antiga Estação Ferroviária, o Bairro do Buru e o Beco da Memória.

TURISMO


A chegada na cidade é marcada por uma Ponte Estaiada com extensão de 227 metro se nela há o mirante, onde ao subir os doze andares pelo elevador do equipamento, é possível ter uma vista panorâmica de quase 360 graus do município.Na região do Marco Zero, logo no início da cidade, o visitante pode conhecer a Igreja Nossa Senhora do Monte Serrat, construída em 1936 em substituição a primeira capela edificada no município em 1698, bem como o Monumento a Fundação, que narra a origem de Salto.

No escopo da fé saltense, a maior representação está assentada no Monumento à Padroeira, com 30 metros de altura, uma das maiores esculturas marianas no mundo, erigida em homenagem à Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade.

O Rio Tietê se mantém imponente e confere alto valor aos produtos turísticos existentes em Salto destacando o Complexo Turístico da Cachoeira, formado pelo Memorial do Tietê, Caminho das Esculturas, Ponte Pênsil e o Parque Natural da Ilha da Usina, atrativo recente que vincula sustentabilidade à prática do turismo. Às margens do Tietê está o Parque da Rocha Moutonnée, onde se localiza uma rocha de granito róseo que dá nome ao parque. Esta rocha guarda marcas da Era Glacial. Ainda no fluxo do rio, com cerca de 140 mil metros quadrados de área, destaca-se o Parque de Lavras, remetendo à história industrial que marca a cidade. Já o Parque do Lago, com cerca de 214 mil metros quadrados, ocupados por um lago natural, é um espaço marcado pela prática de esportes ao ar livre onde lazer e natureza caminham em sintonia.

EDUCAÇÃO


Em 1998, Salto ganhou sua primeira faculdade através do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) que atualmente pertence à empresa Cruzeiro do Sul Educacional. A cidade conta também com um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), instituição federal que oferece cursos técnicos e o curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Também conta com dois campos do Serviço de Ensino Nacional de Aprendizagem Nacional (SENAI), com alguns cursos técnicos como automação industrial e informática.

QUALIDADE DE VIDA


Quer ter qualidade de vida? Venha morar em Salto e desfrute das maravilhas do interior paulista! Uma rica história, muita cultura, fácil acesso às principais cidades do interior e da capital. Esta é a cidade de Salto!

Comparar