clique para ativar o zoom
loading...
Nós não encontramos nenhum resultado
Vista Mapa das Estradas Satélite Híbrido Terreno Marcar Minha Localização Ver Mapa em Tela Cheia Anterior Próximo
Pesquisa Avançada
Resultados da sua pesquisa

CONHEÇA ITU


Uma cidade grande em história, cultura e turismo, com condomínios de alta qualidade, conforto e segurança. Esta é Itu, cidade dos exageros do saudoso palhaço Simplício e também berço da República. A cidade está situada no interior paulista, na Região Metropolitana de Sorocaba, com 170 mil habitantes, área de cerca de 640 km² e 583 metros de altitude. É a segunda maior cidade da Região Metropolitana de Sorocaba, atrás apenas de Sorocaba.O município é banhado pelo Rio Tietê e alguns outros de menor extensão como o Itaim Mirim, Itaim Guaçu e Braiaia, além de estar situada no bioma da Mata Atlântica.Itu é vizinha de Salto e Porto Feliz, com fácil acessibilidade para as demais localidades:101 Km da Capital, 47 km de Campinas, 39 km de Sorocaba e 49 km de Jundiaí.

HISTÓRIA


A construção de uma capela, em 1610, onde hoje se encontra a Igreja do Bom Jesus, foi o grande marco de fundação de Itu. Na época, o bandeirante Domingos Fernandes, juntamente com seu genro, Cristóvão Diniz, ergueu o local para devoção a Nossa Senhora da Candelária, que mais tarde se tornaria Padroeira do município.

Itu foi palco de um grande evento para a política nacional ao sediar a Convenção Republicana de Itu em 1873, que deu origem a um partido republicano verdadeiramente organizado, que depois se aliaria a outros partidos e à igreja católica e aos militares, culminando com a proclamação da república do Brasil em 1889.O desenvolvimento econômico deu-lhe a condição de maior produtora de cana de açúcar durante o período Imperial. Também teve destaque no ciclo do café, que foi a atividade base do município até 1935, estimulando a vinda de imigrantes, em especial, italianos.

A partir de 1850 e durante anos, Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica. Em 1869, instalou-se a primeira fábrica de tecidos de algodão, sendo a primeira movida a vapor da Província de São Paulo. Mas foi só a partir de 1950, que várias fábricas começaram a se instalar na cidade.

ECONOMIA


O centro comercial de Itu é formado principalmente pelas ruas Floriano Peixoto e Santa Rita, duas das principais ruas da cidade, com outras ruas no entorno, onde se concentram lojas, bancos, lanchonetes e restaurantes.Com o crescimento do comércio, o centro histórico passou a não comportar o movimento, havendo uma expansão para o bairro Vila Nova, com lojas e instituições financeiras.

Em 2000, foi inaugurado um novo centro de compras, o Plaza Shopping Itu, com lojas e praça de alimentação com algumas franchisings de lojas e fast-food. Existe ainda outro centro de compras, o Road Shopping, situado na Rodovia Castelo Branco, no km 72, no distrito do Pirapitingui.

A cidade conta ainda com supermercados e hipermercados, entre eles: Extra Hipermercados, Carrefour Bairro, Pão de Açúcar Supermercado, Tenda Atacado, Dia%, Hipermercado Walmart e Supermercados Paulistão e São Vicente.

Dentre as indústrias da região, destacam-se: Heineken (que agora ocupa a fábrica que foi sede da Schincariol), Sapa Aluminium, Starrett, Hewlett Packard, além das empresas japonesas que produzem peças para a Toyota: Sumitomo Corporation do Brasil, Aisin Seiki, Nissim Break, Vuteq e Kanaflex.

CULTURA


Itu é muito rica em manifestações culturais devido a sua história. A fé sempre presente em suas diversas igrejas é celebrada em eventos como o Estouro do Judas, o Desfile do Divino, a Procissão de Corpus Christi e outros.

Também se celebra a cultura dos imigrantes e sua gastronomia por meio da Festa Italiana e a Festa da Comunidade Nipo-Brasileira, além das muitas quermesses.

O Festival de Artes ocorre anualmente e revela o talento dos artistas ituanos, com apresentações de música, teatro, cinema, artes plásticas, dança, grafite, poesia e muito mais, assim como diversas oficinas gratuitas como, oficinas de teatro, desenhos, artes plásticas, poesia, canto, entre outros.

Há também o Arte no Beco, que ocorre na calçada de pedestres, no Passeio Público Marcos Steiner Neto (Becão), ao lado do Museu da Energia, no centro histórico de Itu. Na ocasião, o evento, que ocorre no dia 11 de novembro, reunirá diversas atrações artísticas, culturais, educativas, sociais e ambientais voltadas gratuitamente para toda família. Há também palestras e saraus organizados pela Academia Ituana de Letras, assim como exposições realizadas pela Fábrica de Artes Santo Amaro.

TURISMO


Há enorme quantidade de patrimônios edificados tombados pelo IPHAN e CONDEPHAAT. No Centro Histórico é possível se fazer, a pé, roteiros com visitações a Igrejas Históricas, Museus, Casarões e Antigas Fábricas. Não muito longe do centro temos o Parque Geológico do Varvito e na área rural, há dezenas de fazendas históricas, que passaram pelos ciclos do açúcar, algodão e café, nos séculos XVIII, XIX e XX, e hoje uma parcela delas se dedica a atividade turística, utilizando as antigas casas sede, senzala, colônias, engenhos, tulhas e terreiros de café, adaptando-as para hospedagem, restaurantes, cavalgadas, áreas de campings e vivências da cultura caipira. Há uma frequência de grupos escolares durante os dias de semana que realizam roteiros pedagógicos, podendo integrar também as cidades vizinhas. Isso sem contar com um comércio voltado para os exageros, com lebranções gigantes e o famoso Orelhão de Itu em sua Praça Padre Miguel, exageros criados pelo humor do saudoso palhaço Simplício.

EDUCAÇÃO


O município possui diversas escolas públicas e particulares, em que estão matriculados alunos de vários municípios da região, além de instituições de ensino superior como o Centro Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), integrante do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que conta com mais de 70 cursos de graduação;Faculdade de Tecnologia de Itu (FATEC Itu), primeira faculdade pública da cidade; Faculdade de Direito de Itu (FADITU), instituição que teve como professor fundador, vice-diretor e diretor o ex-presidente Michel Temer.

QUALIDADE DE VIDA


Se você deseja uma cidade histórica, berço da República, que liga a tradição de seu passado com a inovação cultural do futuro, venha morar em Itu e desfrute das maravilhas do interior paulista! Da Roma Brasileira para a cidade dos exageros, tudo isso faz parte da cidade de Itu!

Comparar